Fernando Kaida
O termo blue eyed soul surgiu na década de 1960 para descrever a música de artistas brancos influenciados pelo r&b clássico e soul music.
A essas influências, os músicos adicionavam elementos de country, jazz, soft rock e até disco music, já na década de 70. Entre os nomes mais conhecidos estão The Rascals, Hall & Oates, Boz Scaggs e Tony Joe White.
Uma parte do blue eyed soul, repleta de artistas pouco conhecidos e discos perdidos na história, está agora facilmente disponível na compilação ''Americana: Rock Your Soul – Blue Eyed Soul and Sounds From The Land of The Free''.
Dois colecionadores ingleses uniram as preciosidades de suas coleções e pinçaram 16 faixas que melhor representam o espírito do estilo, que nos Estados Unidos também é conhecido pelo péssimo termo AOR (sigla em inglês de rock voltado para os adultos).
São canções e artistas desconhecidos até para quem é familiarizado no assunto. Os próprios organizadores da compilação não oferecem muita informação a respeitos de alguns dos nomes presentes, como Babadu e Midnight Flyer.
A sequência de músicas em ''Americana'' cria um clima relaxado, perfeito para dias ensolarados. As canções me pegam pelas harmonias, arranjos e o ritmo meio preguiçoso, de fim de tarde de verão.
Essas características são o fio condutor da seleção, que tem faixas que puxam para o soul e r&b, como ''Can't Hide Love'', de Jaye P. Morgan, e ''My Girl Friday'', de Lil' Albert; funk e disco, em ''I've Got The Fellin'', de James Walsh Gypsy Band, e ''Just For You'', do 1619 Bad Ass Band, além de soft rock e country em ''A Little More Time'', de Michael Killen .
Reúna os amigos em uma tarde de sol, coloque ''Americana'' para tocar e aproveite a vida.