Poplink

A banda nova mais velha de 2011

Fernando Kaida

Mais um nome a embarcar na onda retrô, o Bandana Splits vai fundo no som e estética das décadas de 1950 e 60 no disco ''Mr. Sam Presents the Bandana Splits''.

O clipe do single ''Sometimes'', que pode ser visto abaixo, é feito para parecer que tem uns 50 anos, mas não chega a um.

Formado no Brooklyn, Nova York, por Annie Nero, Dawn Landes e Lauren Balthrop, o trio traz para 2011 o pop adolescente repleto de harmonias vocais que deve ter embalado a juventude dos pais das garotas. Andrew Sisters, The Ronettes, The Caravelles e as produções para girl groups de Phil Spector são as principais influências das meninas.

O álbum tem bons momentos, como em ''Sometimes'', ''Ricky Dee'' e ''You Don't Have to be a Baby to Cry'', mas no geral soa irregular, principalmente em tentativas de fazer pop francês e bossa nova de gringo, como em ''Hold On'', que tem letra em protuguês.

É o tipo de grupo que funciona bem em canções soltas, mas a graça perde força quando 10, 12 músicas são reunidas em um disco.  Há alguns anos, as Pipettes ganharam espaço por seus singles, visual e coreografias chupadas dos anos 60, mas depois do primeiro disco, as cantoras cansaram da brincadeira.