Poplink

Entre no mundo do Chap, “o mais interessante fracasso do pop”

Fernando Kaida

A banda inglesa The Chap lança neste mês sua primeira compilação, com o irônico título ''We Are The Best''. É uma boa oportunidade para falar de uma banda que, para mim, deveria ser bem mais conhecida do que é.

''We Are The Best'' reúne material lançado pelo The Chap em quatro álbuns e diversos singles e EPs desde o começo de 2002, além de uma faixa inédita, ''Campain Trail''. É uma espécie de resumo dos 10 anos do grupo que se define como ''o mais interessante fracasso na história do pop''.

A combinação de melodias assobiáveis com elementos que causam estranheza no ouvinte sempre me fazem colocar o Chap como uma espécie de herdeiro do Devo. Não é um experimentalismo gratuito, que entra apenas para parecer moderno ou diferente. Tudo se complementa em canções pop para se ouvir com atenção.

''We Are The Best'' reúne algumas das faixas mais representativas do Chap, muitas delas com potencial para ser hit –se o mundo fosse mais justo– como ''We Work in Bars'', ''I Am Oozing Emotion'', ''Courage and Modesty'', ''Fun and Interesting'' e ''Remember Elvis''. É a melhor porta de entrada para o universo criado até agora pelo quarteto de Londres.

Assim, no começo de 2012, quando chegar às lojas o próximo álbum de inéditas, apropriadamente batizado como ''We Are Nobody'', você estará pronto para encontrar uma faceta nova. Os músicos já avisaram no site do grupo que o disco será pop, simples e desprovido de ironia. Uma mudança e tanto para esta grande banda.

The Chap – ''I Am Oozing Emotion''

 

The Chap – ''Campain Trail''

 

The Chap – ''Fun and Interesting''