Poplink

Três discos do Boris em um ano

Fernando Kaida

O ano que passou foi bastante produtivo para a banda japonesa Boris. Nada menos que três discos do trio chegaram às lojas em 2011.

Não bastassem três lançamentos, há diferenças entre as edições japonesa e norte-americana de um mesmo disco, o que complica acompanhar essa produção devidamente. Simplificando, é assim:

''New Album'' foi lançado originalmente apenas no Japão em março deste ano. Em seguida, em maio, vieram ''Attention Please'' e ''Heavy Rocks'' (mesmo título de um álbum que  banda lançou em 2002), simultaneamente nos dois mercados.

No final de novembro passado, ''New Album'' ganhou uma edição norte-americana, com lista de músicas ligeiramente diferente da versão japonesa. E faixas de ''New Album'' aparecem modificadas nos dois álbuns seguintes.

Os três discos juntos deixam clara a variedade sonora do trio japonês, que passa por estilos pesados, como heavy metal, doom e drone experimental, sem deixar de lado o pop radiofônico.

Gosto bastante de ''New Album'' e ''Attention Please'', e acho ''Heavy Rocks'' o pior dos três. Porém, se os três álbuns fossem condensados em um único, o resultado seria incomparável.  ''Party Boy'', ''Hope'' e ''Spoon'' são três das melhores canções que a banda já fez.

Se você está chegando agora ao mundo do Boris, ''New Album'' e ''Attention Please'' são ótimas portas de entrada. Esse último é especial por ser o primeiro disco do grupo no qual a guitarrista Wata canta em todas as faixas. Para quem quiser ir além, recomendo ainda o ótimo disco ''Pink'', de 2005.

Ouça abaixo faixas de cada um dos discos lançados neste ano pelo Boris.

''Hope'' (''New Album'')

 

''Spoon'' (''New Album'')

 

''Party Boy'' (''New Album'')

 

''Party Boy'' (''Attention Please'')

 

''Las Paul Custom '86'' (''Attention Please'')

 

''Riot Sugar'' (''Heavy Rocks'')

 

''Window Shopping'' (''Heavy Rocks'')